Beneficente

Intervenção Comportamental -ABA
É uma ciência de aprendizado específica para pessoas com complicações de desenvolvimento, como é o caso do Espectro Autista.
A terapia comportamental é uma abordagem da Psicologia que tem o objetivo de modificar comportamentos disfuncionais e criar novos padrões de respostas comportamentais. Essa linha de tratamento tem origem no Behaviorismo — ciência psicológica que investiga o condicionamento do comportamento humano de acordo com os estímulos do ambiente.
Ivan Pavlov e John B. Watson são alguns dos precursores dessa escola de pensamento. Mas foi B. F. Skinner quem introduziu as teorias e técnicas que são aplicadas até hoje na análise do comportamento.
Enquanto outras vertentes da Psicologia se esforçam para compreender as causas mentalistas que movem o ser humano, a terapia comportamental se concentra no comportamento manifesto. Dessa forma, as sessões do tratamento são estruturadas com técnicas que visam reduzir as respostas negativas e melhorar o repertório comportamental com ações mais adaptativas.
Na visão do Behaviorismo, o indivíduo constrói seus padrões de comportamento conforme os estímulos que recebe do meio que o cerca. Nesse sentido, “a terapia comportamental tem como princípio fundamental a ação sobre o ambiente para a mudança dos comportamentos”, explica Maurício Piccoloto, diretor do instituto Cognitivo.


